PATRIMÓNIO

Não tenhas medo, Maria,
porque encontraste graça diante de Deus

Igreja paroquial de Santa Maria de Oliveira

A igreja, de planta longitudinal, é composta por nave única e capela-mor de formato retangular. As fachadas são todas em cantaria aparente, de aparelho regular, com cunhais apilastrados coroados por pináculos piramidais com bola, e os ângulos das empenas rematados por cruzes latinas de cantaria, sendo que a fachada principal possui um portal e uma janela. Adossado à fachada um campanário dividido em dois registos separados por friso.

No inferior, uma placa comemorativa dos 25 anos do Pe. Belmiro Esteves Amorim ao serviço da Comunidade de Santa Maria de Oliveira e, no superior, uma sineira, rasgada por dois arcos, coroada por fogaréus e uma cruz latina. É nas fachadas que se descobre uma marca distintiva desta Igreja: as cruzes de via-sacra reveladas nas paredes.

Capela de Nossa Senhora das Boas Novas

Capela de medianas proporções, constituída por planta longitudinal de uma só nave e capela-mor, edificada em 1961, graças aos beneméritos Abel Rodrigues e sua esposa Teresa Rodrigues. Possui uma fachada com um portal e um janelão ornado por vitral, rematado por frontão triangular ornamentado com pináculos e uma cruz latina. O adro encontra-se embelezado por um palanque e um pequeno jardim com a escultura de São Sebastião. Na rua de acesso, uma Via Sacra com cruzes de cantaria.